A lenda Tico Santa Cruz


Por Mary Camata

Vou falar hoje sobre um cara chamado Luis Guilherme. É... quando se fala assim ninguém sabe quem é, ninguém sabe de suas histórias ninguém fala mal dele porque ele é conhecido como o polêmico Tico Santa Cruz. O famoso Tico é vocalista da banda de rock carioca Detonautas Rock Clube e recentemente deu sua cara para bater assumindo um projeto paralelo com a banda Raimundos. Quando digo “deu a cara pra bater”, estou falando literalmente. Tico Santa Cruz deu a sua cara, o seu corpo e a sua alma pra bater em seu último projeto com a banda de rock Raimundos, enfrentando as críticas e batendo de frente e sem medo com os fãs de Rodolfo (ex-vocalista do Raimundos) e sem receio.
Tico já é vocalista da banda Detonautas desde 97 e que já está consolidada no mercado, tem vários CDs gravados, faz shows semanalmente em vários lugares do Brasil e recentemente lançou um DVD. As letras de sua banda abordam temas de amor, violência e corrupção mas a imagem do quebra-cabeça que a maioria das pessoas montam sobre o Tico é de um cara polêmico que gosta de brigas e intrigas. Tico abraça várias causas como o projeto Ficha Limpa onde gravou vídeo para a campanha divulgando maciçamente em suas páginas pessoais à importância do voto consciente, incentivando os jovens a participarem. Tico também participa de uma campanha no Rio de Janeiro por um trânsito consciente, cedendo também os direitos de uso do videoclipe da música “O dia que não terminou”, que mostra imagens de acidentes e resgates no trânsito. Tico ainda divulga o trabalho de diversas bandas iniciantes dando força para que outras bandas tenham oportunidade de um reconhecimento mais rápido da mídia.
Tico não é só um músico ele é um projeto em vida. Tico não tem assessoria de imprensa pois ele mesmo faz questão de divulgar seus trabalhos e projetos pessoalmente ou por qualquer que seja o meio de contato. Ele ainda coloca suas ideias, textos, crônicas e pensamentos expostos em seu blog para que as pessoas possam acompanhar e muitas vezes convida as pessoas para participarem, mesmo sabendo que o que vai ser exposto na mídia não são seus projetos, são as vezes que foi xingado (e xingou) por centenas de fãs de bandas que ele não curte (e quem não tem bandas que não curte? ) ou por pessoas que simplesmente não tem olhos pra nenhum de seus mil projetos.
Tico é homem sério quando fala de música, de literatura e de política. Tico também é moleque quando fala seus sonhos eróticos e quando não aguenta ficar calado, não aceitando suas críticas. Tico também é sonhador quando acredita que unindo as pessoas poderá ajudar a resolver algum problema no mundo. Tico é gente normal como qualquer um que acredita nos seus ideais e enfrenta as dificuldades e desafios a sua frente sem medo de críticas. Pra terminar a resenha sobre o lendário Tico Santa Cruz, nada melhor do que uma frase de uma música dele mesmo que diz “ O que adiantaria essa tua ideologia se tua própria liberdade se transformasse em opressão? Escute o seu silêncio.”

Comentários

Unknown disse…
Nossa! Ótimo a Resenha sobre o Tico Santa Cruz, outro dia, uma amiga minha que é fã-fanática por Nx Zero, estava me falando que ele estava falando mal do NX e por isso, ela e todas as outras fãs do NX estão também. Eu nem liguei, primeiro porque eu não gosto muito de Nx Zero, e segundo porque é a opinião do cara, ele fala o que quer. E no final tudo ficou resolvido mesmo.
Mais parabéns, bom trabalho.☺
_marycamata disse…
obrigada Anna... esta é a diferença em enxergas as pessoas como artista ou como ser humano.
B. disse…
Né! Menina, assim como ele, todos passamos por essa falta de reconhecimento pelas causas nobres que fazemos. Às vezes uma mínima ajuda a alguém pode mudar muito.
Adoro o Tico, achei que o DVD deles acústico ficou lindo, quero o meu!
Quero que Raimundos venha pra Joinville porque tô extremamente curiosa pra ver ele cantando com Raimundos!
Ele tem direito de falar o que quiser no Twitter, a página é dele! ahahahauhsuhasas
E quanto aos fãs do NxZero....Vão saber o que é rock! Tenho certeza que muitas xingaram ele sem nem saber direito o motivo tampouco quiseram conhecer algum outro lado dele!
Taí, o que vc fez foi "O outro lado de Tico Santa Cruz" ó! hahahausahsa

Parabéns!
B. disse…
outra, vou seguir teu blog porq achei bacana teu perfil e a descrição sobre os assuntos do blog!
_marycamata disse…
obrigada pelo recado. Vcs não sabem o quanto de critica estou recebendo por causa da resenha sobre o Tico rs
Anônimo disse…
Nossa querida você está vivendo no passado.
Tico Santa Cruz, Nx Zero isso é coisa normal.
O artista inteligente de verdade é o José Roberto da banda A Vitória!
Comento aqui, pois Tico, Nx Zero, Charlie brwon, Rick Bonadio etc, este povo copia o José Roberto e tem medo dele "roubar" o seu público.
http://www.myspace.com/avitoriaoficial
Unknown disse…
Adoreiii... adoroo o ticoo sta cruz.. o cara é realmente inteligente, escreve super bem, dá a cara a tapa ao lidar sobre assuntos criticos sobre os problemas do brasil, e nao vive no comodismo, de apenas pousar pra fotos, na vda da midia, Admiro muito as atitudes do cara...
E meww.. eu qroo q Nx Zero de se foda, bandinha de emos.. q naum fzm nada alem de fzr coracaozinhu e pousar pra foto.. Ele tem q falar mal mesmo... e eles ainda se auto rotulam como banda de rock.. pow fala serio.. Ticoo é o uns dos poucos q nos restam, q sabe fazr e ser Rock'n'roll
_marycamata disse…
adorei os comentarios rs
Mayara Gabriela disse…
Adorei a sua resenha sobre o Tico! Admiro muito ele como pessoa acima de tudo. Acho super importante esse engajamento dele em projetos sociais, acho lindo essa percepção que ele tem de que como pessoa pública ele pode fazer sempre mais pelas outras pessoas. O Tico tem o espírito livre, revolucionário, mais ou menos Che Guevara, bem melhor que isso, eu diria! :) E depois ainda é um cantor de meldias lindas e um escritor de dar inveja. Tem uma retórica perfeita! Eloqüente, inteligente e lindo! hehe :)
E eu adorei o seu blog. Fiquei sabendo de coisas incríveis sobre música... uma de minhas maiores paixões! E você mora em Rondônia? Estive visitando seu estado em fevereiro! Porto Velho é uma cidade boa... que chove todo dia hein? hehe :) Abraço!
Anônimo disse…
Voltei aqui e vi que tem novos comentários :D .
Vocês já viram o blog do Tico? O Insônia? Outro dia de madrugada eu vi, é um pouco pesado, grosso, pornográfico e cheio de palavrões. Nada que hoje em dia, ninguém esteja acostumado a ler. Hoje colocar palavrões em seu texto é 'cultura' é uma nova forma de escrever. Tomara que de certo para ele.
E a respeito do NxZero, também acho eles uma banda de emos, e essas outras novas que 'choveram' agora. São muitas com o mesmo estilo! Descobriram o 'Segredo do Sucesso' Que é virar o cabelo pro lado, e cantar música romântica dizendo que é rock. E ter um bocado de fãs loucas por eles, e não pela música.
Anna Rhaabe

Postagens mais visitadas deste blog

Pitty lança clipe e novo single

Tudo que você queria saber sobre a banda Toatoa

Festival Casarão não pode parar