Festival de Glastonbury comemora 40 anos

O grupo Gorillaz tomará o lugar do U2 no principal momento do festival

Mais de 170 mil pessoas são esperadas a partir desta quarta-feira na fazenda da região de Somerset, na Inglaterra, para festejar os 40 anos do prestigiado Festival de Glastonbury, que recebe um elenco eclético de artistas como Gorillaz, Snoop Dogg, Shakira ou ainda Willie Nelson.

Após 40 anos de existência, o festival, que começa na próxima sexta-feira, conservou todo seu brilho, atraindo grandes nomes da cena musical internacional assim como artistas desconhecidos. Michael Eavis, seu fundador, teve que trocar, de última hora, a banda que abriria os shows: o grupo irlandês U2 foi obrigado a cancelar sua participação depois que Bono, 50 anos, teve que se submeter a uma cirurgia de emergência na coluna. O grupo Gorillaz, criado pelo antigo membro do Blur Damon Blur, tomará o lugar do U2 no principal momento do festival.

Entre os pontos fortes estão as apresentações do cantor de soul Stevie Wonder, do rapper Snoop Dogg, da estrela latino-americana Shakira, do grupo Vampire Weekend e ainda do cantor de country Willie Nelson e dos roqueiros do Muse. Ao todo, serão cerca de 700 artistas se apresentando em 45 cenários oficiais espalhados pelos 360 hectares da fazenda de Michael Eavis, com inclusive a participação do artista australiano Rolf Harris, o nigeriano Femi Kuti e dos veteranos do reggae Toots and the Maytals.

PÚBLICO FIEL - De acordo com o serviço meteorológico britânico, o sol deve brilhar neste fim de semana no sudoeste da Inglaterra. Nos últimos anos, o Festival de Glastonbury foi sinônimo de chuva, lama e botas de borracha. Em 2005, 300 tendas foram levadas pelas fortes chuvas. Mas pouco importa o clima, os fãs continuam fiéis ao evento mundial lançado no dia seguinte da morte de Jimi Hendrix em 1970. Os espectadores da época pagaram uma libra e receberam leite da fazenda de graça para ouvir Marc Bolan e Al Stewart.

OUTRAS EDIÇÕES - Uma boa colocação na programação do show pode fazer qualquer grupo disparar em direção ao sucesso. As performances de Radiohead em 1997, Coldplay em 2002 e Muse em 2004 permitiram que esses grupos chegassem ao hall da fama. Os organizadores causaram uma polêmica em 2008 ao conceder ao rapper americano Jay-Z o horário mais cobiçado de sábado à noite, mas logo as críticas sumiram depois que o artista deu um dos melhores shows jamais visto em Glastonbury.
O festival também passou por períodos sombrios como o de 1990 quando 235 pessoas foram presas depois de confrontos com a polícia, ou como em 2009 após a morte de Michael Jackson pouco antes de o festival ter início.

Grande parte do sucesso de Glastonbury continua por causa de sua associação com a mitologia. Segundos os mitos, o Rei Arthur estaria enterrado nas proximidades. Outros rumores afirmam que Jesus havia visitado a região em sua juventude com José de Arimateia - aventura que teria inspirado o poema Jerusalém de William Blake.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pitty lança clipe e novo single

Tudo que você queria saber sobre a banda Toatoa

Festival Casarão não pode parar