O poderoso SoundCloud


O SoundCloud quer provar que vai muito além da música


(Por Mary Camata) O SoundCloud não é nenhuma novidade no mundo da música, mas nem todo mundo está por dentro de suas funcionalidades. O serviço é sob medida para quem gosta de música e, principalmente, para quem faz música. A plataforma on-line permite a publicação de áudio, é gratuita e tem como uma de suas principais qualidades: a facilidade de espalhar o conteúdo nas redes sociais.

O SoundCloud quer provar que vai muito além da música. Dave Haynes, vice-presidente de desenvolvimento de negócios do SoundCloud, falou durante a Campus Party 2012 sobre as possibilidades da plataforma. “A primeira coisa que tínhamos em mente quando começamos o SoundCloud era, logicamente, música. Mas depois percebemos que o som era muito mais que isso. Quando você joga videogame, é o som que faz com que você se mantenha concentrado no game. O mesmo vale para o cinema" - afirmou Haynes.

O número de usuários do SoundCloud é pequeno em relação aos números conquistados por outras redes sociais, como Facebook e Twitter. Os dois sites têm, respectivamente, 800 milhões e 250 milhões de usuários, mas permitem compartilhar qualquer tipo de mídia, seja foto, vídeo ou áudio. Apesar de menos conhecido no Brasil, o SoundCloud possui mais usuários do que o popular aplicativo de compartilhamento de fotos Instagram, que hoje reúne aproximadamente 7 milhões de pessoas.

O SoundCloud é uma plataforma online utilizada por profissionais de música sediada em Berlim, Alemanha, fundada por Alexander Ljung e Eric Wahlforss em 2007. O objetivo do site era permitir que profissionais da música trocassem idéias sobre as composições nas quais trabalhavam, permitindo uma fácil colaboração e comunicação antes de um lançamento público. Hoje, o site também é utilizado por ouvintes e usuário da web em geral. Nele os músicos podem colaborar, compartilhar, promover e distribuir suas composições.

A plataforma está fazendo sucesso com bandas e músicos do mundo todo. O vocalista da banda carioca Detonautas, Tico Santa Cruz, falou sobre a importância do Soundcloud para divulgação de novos trabalhos: “Nós estamos experimentando há mais de seis meses o SoundCloud e percebemos que ainda não há uma busca espontânea pela plataforma. Usamos pela funcionalidade, mas obtivemos ótimos resultados. Em uma média de cinco meses tivemos cerca de 300 mil audições e 30 mil downloads. Estamos apostando na nossa divulgação nas redes sociais pois sabemos que o Myspace perdeu espaço e que o "Varejo" das músicas online está  mais forte pelos sites tipo o 4shared. Continuaremos postando nosso disco de inéditas aos poucos pelo SoundCloud e mantendo o trabalho independente on line”, disse Santa Cruz.

A deputada americana Gabrielle Giffords usou a plataforma, por exemplo, para deixar uma mensagem aos seus seguidores, que acompanhavam ansiosos a recuperação da democrata depois dela ter sido baleada na cabeça em um ataque em janeiro de 2011. Comediantes de stand-up comedy e até escritores também passaram a usar o site, deixando os fãs acessarem e compartilharem o áudio de suas obras livremente na rede.

Com quase 11 milhões de usuários, mais de cinco milhões de aplicativos móveis baixados e 3,3milhões de marcadores de temas atrelados aos áudios, o Soundcloud também é utilizado por artistas consagrados no mundo todo como Paul McCartney, Foo Fighters, Rihanna e até DJs que utilizam cada vez mais a rede para distribuir seus novos trabalhos, fazendo com que o SoundCloud já esteja sendo chamado de o novo MySpace.

O músico e apresentador da MTV, Chuck Hipolitho, fez uma comparação da plataforma Soundcloud com o antigo MySpace, também utilizada para divulgar músicas: “ A plataforma que existe do MySpace pra mim é horrorosa. Já foi legal um dia mas hoje é extremamente poluída, difícil de navegar, lenta e o áudio é de qualidade ruim. O SoundCloud é uma nova alternativa. Não tem a firula toda do MySpace, o que é bom, pois foca apenas na música e a qualidade do áudio é da escolha do dono da música. Além de tudo isso, é muito fácil incorporar os players ou as músicas individuais em sites. Hoje em dia, eu prefiro o SoundCloud”,disse Chuck.

O crescimento do uso da plataforma é enorme, porém, é preciso que a banda fortaleça o seu contato e sua divulgação dentro das redes sociais. Para as bandas que ainda não conhecem o Soundcloud, é só entrar no site
http://soundcloud.com/tour e explorar a ferramenta do momento.

*Com informações do site O Globo.

Comentários

@fernahh disse…
SoundCloud é o que há!

Parabéns pelo artigo.
Diogo disse…
Ótimo artigo. Conheço pouco o SoundCloud, mas é muito bom, pela primeira impressão que tive. É realmente uma ferramente essencial!

Postagens mais visitadas deste blog

Pitty lança clipe e novo single

Tudo que você queria saber sobre a banda Toatoa

Festival Casarão não pode parar